12 de julho de 2021

WordWall – ATIVIDADES GAMIFICADAS EM SALA DE AULA


Você quer diversificar os instrumentos educacionais e ainda motivar os alunos em sala de aula? Vamos conhecer uma plataforma interativa com atividades gamificadas para a sala de aula: a WordWall.


A Wordwall tem uma gama muito diversificada de jogos interativos que poderão ser usados pelos professores para fazer revisão de conteúdos, assimilar conceitos, melhorar o vocabulário, entre muitas outras finalidades, além de engajar o aluno para melhorar seu desempenho escolar.




Além de utilizar um grande número de jogos já prontos, o professor tem a opção de criar seus próprios

games para aplicar com seus alunos. 

O primeiro passo é fazer o cadastro na plataforma, criando sua conta. Na versão gratuita, pode-se criar até 5 jogos. Parece pouco, mas o professor pode editar o jogo quantas vezes quiser. Veja o exemplo do jogo do labirinto:



Neste jogo, o professor usou a diversão do jogo para a assimilação de conteúdos de gramática da Língua Portuguesa.


Com um layout muito colorido e dinâmico, os jogos podem ser compartilhados com os alunos em diversas plataformas, como WhatsApp e Google Classroom. O jogo é online e o aluno não precisa baixar nenhum aplicativo. A configuração permite que o estudante se identifique (ou não) e desta forma, o professor saberá quem jogou e qual o desempenho do estudante, acessando o ícone “meus resultados”.  


Ainda há a opção de jogos imprimíveis. O professor poderá imprimir na hora ou baixar como PDF. 


Caso o professor queira personalizar seus jogos, ele terá uma grande quantidade de modelos dos mais variados tipos de jogos para se basear. Combinação, abra a caixa, caça-palavras, cartas aleatórias, labirinto, diagramas, são algumas das possibilidades que o professor poderá utilizar para criar seu jogo educativo. 


Mas caso o professor queira algo mais rápido e prático, ele poderá recorrer aos jogos já prontos, procurando o ícone “comunidade” e ainda utilizar a pesquisa para filtrar os jogos por assunto ou por tipo de jogo. 




Professor, caso você queira conhecer melhor a plataforma WordWall, separamos dois vídeos bem legais para te ajudar:




Esperamos ter contribuído mais um pouquinho para o trabalho docente!
Um grande abraço da equipe do NTE Taió:
Adriani e Vânia.