19 de outubro de 2017

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE TAIÓ ACOMPANHA FORMAÇÃO DO PNAIC EM RIO DO CAMPO

Escrito por Adriani Erkmann - Multiplicadora do NTE (Taió)

Rio do Campo (SC) sediou uma das etapas de formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) nesta última quarta-feira, dia 18 de outubro nas dependências da EEB Dr Fernando Ferreira de Mello. O programa foi lançado em 2012 e consiste num compromisso formal solidário firmado entre os governos Federal,  dos Estados e Municípios para atingir a meta de alfabetizar todas as crianças, no máximo até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O Gerente de Educação Moacir de Melo acompanhou a formação neste município, que teve como coordenadora local Deize Meri Stopa. Os temas da formação foram “a apropriação da escrita alfabética” e “a utilização de jogos e brincadeiras na Matemática”.

Para Moacir, é importante fortalecer a parceria entre as esferas do governo Federal, Estadual e Municipal. “O PNAIC é um importante programa.” E citando o documento orientador do PNAIC,  Moacir reafirma “ A alfabetização na idade correta permite que a vida escolar dos alunos possa ser mais inclusiva, equitativa e de qualidade. Alfabetizar as nossas crianças na idade certa promoverá oportunidades de aprendizagem durante toda a vida.”

Os professores que participaram da formação tiveram a oportunidade de socializar brincadeiras e jogos que desenvolveram e aplicaram com seus alunos em sala de aula. Desta forma, puderam partilhar e ao mesmo tempo ter outros exemplos de maneiras diferentes de ensinar conceitos Matemáticos e da escrita para os alunos das séries iniciais. 

Gerente de Educação Moacir de Melo na abertura do PNAIC em Rio do Campo.

 
Coordenadora Local Deize Meri Stopa atuando como formadora do PNAIC.

Para acessar as demais imagens, clique abaixo: