18 de abril de 2018

ETAPA REGIONAL DO V CNIJMA NA UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAIÓ (GERED RIO DO SUL)


O auditório da UNIDAVI (Campus Taió) recebeu nesta quarta-feira, dia 18 de abril, os participantes da V Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente, o CNIJMA, na sua Etapa Regional.

O programa vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e abrange as redes estaduais e municipais de todo o país, públicas ou privadas.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e coordenados pelos docentes e gestores das unidades escolares, passaram pela primeira etapa nas próprias escolas. Passaram por uma seleção bem democrática, uma vez que os próprios colegas votaram para escolher o projeto mais interessante e relevante.

A Etapa Regional da Unidade de Atendimento de Taió (Gered de Rio do Sul) teve a participação de 16 unidades escolares, sendo 1 projeto por escola. Os alunos tiveram a tarefa de propor soluções criativas para o problema da escassez e contaminação das águas, uma vez que o tema era “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Os próprios alunos escolheram seus representantes, os quais foram intitulados de Delegados. Os Delegados receberam duas funções na etapa regional: a de apresentar o projeto em, no máximo, quatro minutos e o de votar nos projetos que assistiram e consideraram mais relevantes.

Além de alunos, professores e gestores, a Conferência também recebeu autoridades e representantes de entidades públicas e privadas que, num sistema de parceria, contribuíram para que o evento pudesse acontecer. Entre eles estavam Daniel Schmitt, Gerente Regional da Epagri, Indiara Gonçalves, Gerente da Unidavi (Campus Taió), Tiago Maestri, vereador do município de Taió, Ivonete Weber, Diretora do Cetrag, Lucas Fach, representante da Rádio Educadora de Taió.

A proposta do programa é que o processo da escolha dos projetos seja feita pelos próprios alunos. Por isso, os mesmos, mais uma vez, fizeram a votação. De maneira bastante transparente, o voto foi aberto. Cada delegado teve direito à 2 votos, sendo que todos puderam visualizar sua escolha.

Adicionar legenda. Foto: Vânia Fuchter Petris.


Para o coordenador do CNIJMA, Moacir de Melo, o programa desenvolve valores importantes. O mais óbvio, é trabalhar o tema da água em si, tão imprescindível em nossos tempos. Outro, não tão nítido, é o compromisso do voto, da escolha mais acertada, uma vez que todos estão avaliando sua escolha por ser um voto aberto.

Os projetos vencedores foram: “Óleo, um grande vilão das águas”, da EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello, do município de Rio do Campo e “Água: preserve-a na sua essência”, da EEB Bruno Heidrich, município de Mirim Doce.

Equipes vencedoras da Etapa Regional CNIJMA



Confiram nos links abaixo os temas dos projetos desenvolvidos por cada escola e as fotos do evento:

Temas e escolas:

Fotos do evento: