Estimular a leitura, a reflexão, valorizar a expressão cultural e artística nas escolas públicas brasileiras pode ser um grande desafio. Mas, a EEB Bruno Heidrich (Mirim Doce), mostrou que esta tarefa não é impossível.
Na noite desta quinta-feira, dia 06 de dezembro, na Câmara de Vereadores do município uma equipe composta por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio juntamente com parte dos professores da escola, apresentaram o Teatro "O Julgamento de Nuremberg". O roteiro do teatro se baseia na obra cinematográfica de Stanley Earl Kramer (O Julgamento de Nuremberg), filme de 1961, regravado em 2000 por Yves Simoneau.
Com o fim da 2ª Guerra Mundial os Aliados (EUA, Inglaterra, França e URSS) se viram diante da missão de formar um tribunal militar internacional com o objetivo de julgar membros do exército nazista do alto escalão por crimes de guerra cometidos contra a humanidade. O processo durou 315 dias e aconteceu no Palácio da Justiça em Nuremberg (Alemanha).
A Professora que coordenou a atividade do Teatro, Lúcia de Jesus Dalmolin, Orientadora de Leitura da EEB Bruno Heidrich, permitiu que os alunos envolvidos com o teatro pudessem estudar com profundidade o assunto. Desta forma, estimulou a leitura de diversas fontes, além de apreciar o filme.
Além da Professora Lúcia, vários professores da escola se envolveram na atividade. Durante as reuniões de planejamento do Ensino Médio Inovador, assistiram o filme, discutiram o roteiro, as falas, o cenário e demais detalhes do teatro. Também participaram ativamente do teatro fazendo parte da apresentação como os juízes do julgamento.
A diretora Marizete Brandes Izidoro relatou que ao todo foram 20 alunos envolvidos na atividade cultural. "Alguns alunos acabaram desistindo, pois a tarefa era difícil. Os falas dos personagens eram extensas e teriam de ser memorizadas. Mas, os que permaneceram determinados até o final, puderam confirmar que seu empenho teve o reconhecimento de todo o público presente no evento. Muitos pais e integrantes da comunidade vieram parabenizar aos professores, alunos e equipe gestora pelo belo trabalho."
Segundo a diretora Marizete, a parceria da Câmara de Vereadores do Município de Mirim Doce foi muito importante. O espaço do plenário da câmara se assemelha bastante com o ambiente de um tribunal. Isto permitiu que a equipe envolvida não precisasse de muitos recursos para organizar o cenário. A diretora ressaltou também que é importante que a escola se faça presente fora de seus muros. Que alunos e professores possam mostrar para a comunidade da qual faz parte um pouco do seu trabalho e que ao mesmo tempo, propicie uma reflexão sobre a história da humanidade, seus erros, de modo que não os cometa novamente.
A Supervisora de Ensino da Unidade de Atendimento de Taió, Marcia de Fátima Peters Busarello, que assistiu a apresentação disse que ficou admirada pelo desempenho dos alunos e professores envolvidos. "É gratificante ver o resultado maravilhoso do trabalho de toda equipe envolvida, tanto alunos quanto professores e equipe gestora. Também é muito bom ver que os convidados que compareceram ao evento, colaboraram com a apresentação, sempre com muito silêncio e atenção, valorizando o empenho de todos os envolvidos. Tanto a escola quanto a comunidade estão de parabéns pelo trabalho!"
Equipe da EEB Bruno Heidrich envolvida com o teatro - Julgamento de Nuremberg Para ver outras imagens do evento, clique no link a seguir: IMAGENS TEATRO JULGAMENTO DE NUREMBERG |
Se você ficou curioso sobre o tema do teatro, clique no link abaixo:
Matéria: Adriani Erkmann - Multiplicadora do NTE de Taió