27 de julho de 2021

MURAL INTERATIVO NO PADLET: UM JEITO DIFERENTE DE PROMOVER A INTERAÇÃO PROFESSOR X ALUNO


 Na semana passada mostramos como utilizar o PADLET para criar uma Linha do Tempo e utilizá-la em diferentes atividades pedagógicas. Hoje iremos mostrar como usar o PADLET para criar um MURAL INTERATIVO, onde o professor cria os tópicos e os alunos participam por meio dos comentários. 

Veja o exemplo que produzimos para trabalhar com o tema: JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO. Se quiser, você também pode responder as questões através dos comentários. 



Para criar um mural interativo no Padlet, você precisa criar uma conta na plataforma, que se encontra no seguinte endereço: https://pt-br.padlet.com/ A plataforma é bastante intuitiva. Não se esqueça de escolher a opção "Educação", que terá um perfil gratuito. 

 Para criar um mural, vá em: 

1. Criar um Padlet;

2. Mural;

3. Nomeie e descreva seu Padlet;

4. Na mesma janela, vá em comentários e habilite, para que seus alunos possam contribuir;

5. Você ainda pode filtrar linguagem obscena;

6. Clique em próxima para salvar as configurações; 

7. Agora, é só clicar no botão de mais (+), e ir acrescentando quantas colunas quiser. 

Na hora de compartilhar, você terá diversas opções, desde compartilhar pelo link, até incorporar no Google Classroom. 

As ferramentas de criação do Padlet são incríveis. No entanto, sua limitação é no número de padlets que você poderá criar - apenas 5 (cinco). Para driblar esta desvantagem, basta excluir um padlet que já foi usado com os alunos e você poderá criar um novo. Há ainda a opção de editar um já criado.


Professor, esperamos ter contribuído para o seu trabalho. Estaremos em breve organizando novas oficinas para trabalharmos em sua escola. Fique ligado!! 


Grande abraços da equipe NTE Taió, Adriani e Vânia.