26 de setembro de 2017

SITE PROFESSOR ONLINE É ADAPTADO PARA CEGOS E DEFICIENTES VISUAIS

A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação facilitará o acesso de 246 profissionais da rede
20 09 Site Professor On line adaptado para cegos e deficientes visuaisNa busca de tornar o site mais informativo entre professores, pais e estudantes, o Professor Online, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da diretoria de Tecnologia e Inovação, adaptou a plataforma aos professores cegos e deficientes visuais.
Entre a última terça e quinta-feira, 19 e 21, o primeiro professor a ser apresentado ao sistema é Luiz Amarildo Sagaz, da EEB São Francisco, de Chapecó, um dos 246 da rede estadual de ensino que possui a necessidade e que será beneficiado. As equipes do suporte técnico Professor On-line, do Núcleo de Tecnologias e da Gerência Regional de Educação estão acompanhando o processo.
A lacuna de maior dificuldade para o professor Sagaz era no momento da identificação dos alunos e o registro de presença, o que já foi ajustado devido o sistema estar todo por comando de voz e totalmente didático. “Agora é o momento de adaptação. Já percebi pontos positivos, como o acesso e com certeza irá facilitar o meu trabalho, além de eu conseguir ser mais independente a partir de agora”, conta o professor.
De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da SED, Francisco Reis Von Hertwig a proposta é tornar o sistema facilitador e prático a acessibilidade. “O primeiro contato com o professor foi mostrar as funcionalidades do sistema e integrar as adaptações para ele se familiarizar e também sugerir mudanças”, enfatiza.
A plataforma é um meio onde docentes registram notas de provas e a frequência de alunos do Estado. Todo o processo para garantir a acessibilidade da página contou com o auxílio do estagiário do Ciasc - Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina -, Gustavo Farias de Medeiros, que  testou as modificações e adaptações necessárias do sistema, facilitando os campos de informações.  
Além da novidade, a expectativa até final do ano é adaptar o site da SED e do Estudante Online acessível para os alunos e público em geral portadores da necessidade. “É mais uma oportunidade que disponibiliza informações e também reflete na qualidade da Educação de Santa Catarina, por isso trabalharemos até final do ano na adaptação dos outros meios informativos”, ressalta Hertwig.
Matéria publicada no Site da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina.