24 de novembro de 2017

EEF ROBERTO HEINZEN FORMA A PRIMEIRA TURMA NO CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA



A EEF Roberto Heinzen da 33ª Gered de Taió teve uma tarde especial nesta quinta-feira, dia 23/11/2017. Isto porque promoveu a cerimônia da entrega de certificados da sua primeira turma de concluintes do Projeto Escola Rural/Curso de Informática Básica. 

O projeto foi realizado através de uma série de parcerias que a escola, através do Diretor Valcir Gilson conseguiu articular. Entre os parceiros, estão o CDISC, o Instituto Federal Catarinense e o patrocínio da empresa Philip Morris Brasil e da empresa Taionet, no fornecimento do sinal da Internet. Também contou com o apoio da Gerência de Educação de Taió. 

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental tiveram aulas de informática no contra turno duas vezes por semana. Tiveram noções básicas da aplicação de recursos digitais como a edição de textos e a produção de planilhas. De acordo com o depoimento dos alunos, os recursos da informática são muito importantes para serem aplicadas nas atividades das propriedades rurais de suas famílias. Eles ressaltaram a importância do trabalho com planilhas, para calcular as despesas e lucros da atividade no campo, e com isso, planejar melhor a rentabilidade da família. 

Se fizeram presentes na cerimônia além do diretor da escola Valcir Gilson, a Informante Técnica Nadir Ângelo da Silva, representando o Gerente de Educação de Taió, Moacir de Melo, o Diretor Executivo do Comitê para a Democratização da Informática, Heitor Blum S. Thiago, a Secretária da Educação do município de Salete, Joana de Jesus Demori, o representante do Diretor do Instituto Federal Catarinense (Campus Rio do Sul), Sérgio Campestrini, o representante da empresa Philip Morris Brasil, Osnildo Vanderlinde e a professora da turma, Sidiane Schmidt. A comunidade também compareceu, entre demais autoridades e pais de alunos formandos. 

A coordenadora do CDISC, Cleusa Kreusch, apresentou o projeto à comunidade e falou da importância de estender aos alunos e famílias do campo a oportunidade de melhorar a renda do produtor rural através de informação e conhecimento. Já a  professora Sidiane Schmidt relatou as dificuldades que tiveram e os desafios enfrentados no decorrer do projeto, mas salientou que a dedicação e empenho de todos valeu muito à pena. O diretor do CDISC, Heitor Blum, falou de sua satisfação em presenciar um momento tão especial e afirmou que espera para o próximo ano, um número ainda maior de alunos e famílias contempladas. 

O diretor da escola, Valcir Gilson, agradeceu a todos pela presença, mas acima de tudo, pela cooperação de todos os envolvidos com o projeto. “A busca por mudanças e por um futuro melhor é fundamental para a melhoria das condições de vida da comunidade. Não adianta ficar esperando que as coisas caiam prontas do céu, é preciso correr atrás e você terá bons resultados”, enfatiza o diretor. 

Após a cerimônia de entrega de certificados, todos os presentes foram convidados para saborear um delicioso café. 

Para acessar as demais fotos da cerimônia, clique no link abaixo:

Escrito por: Adriani Erkmann - Multiplicadora NTE