15 de março de 2018

ESCOLAS DA UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAIÓ PARTICIPAM DO 1º CLICO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL


No período do dia 05 ao dia 16 de março, estão sendo realizadas  em 126 escolas Rede Estadual de Ensino o 1º Ciclo de Avaliação do Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina. Na Unidade de Atendimento de Taió, a aplicação aconteceu na EEB Padre João Kominek (Santa Terezinha) e EEB Luis Bertoli (Taió). Ao todo, participaram da avaliação mais de 160 alunos da Unidade de atendimento de Taió.

O objetivo da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, “é produzir indicadores de proficiência, monitorar os programas em desenvolvimento, produzir indicadores para o planejamento de políticas e ações estratégicas voltadas à melhoria da qualidade e ações de formação continuada aos profissionais envolvidos.” (Caderno de Orientações da Avaliação - SED/SC).

A avaliação tem caráter amostral, uma vez que estão participando desta fase, 126 escolas de Ensino Médio do estado. Na primeira etapa, chamada de Avaliação Diagnóstica, participam  alunos dos Primeiros Anos. A finalidade é saber como os estudantes estão chegando ao Ensino Médio. No final deste ano, os mesmos alunos passarão por outra avaliação, com objetivo de avaliar a evolução do conhecimento que eles tiveram durante o ano de 2018.

Numa segunda etapa, chamada de Avaliação Somativa, já no Segundo Ano, os alunos do Ensino Médio participarão ao final do ano letivo (2019). O mesmo, ocorrerá quando estiverem no Terceiro Ano do Ensino Médio (2020).

Esta avaliação é coordenada pela SED, por meio da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional de Avaliação da Educação Básica e Estatísticas Educacionais. Na Unidade de Atendimento de Taió, a avaliação foi coordenada pelo Supervisor de Gestão Escolar, Adriano Stolf. O Supervisor salienta que os resultados deste ciclo de avalições irá subsidiar a formulação de políticas públicas que possam atender as principais demandas educacionais do estado.


Texto: Adriani Erkmann