19 de maio de 2018

FERRAMENTAS DIGITAIS FAVORECEM O APRENDIZADO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS

Nas últimas décadas, muitas coisas mudaram no jeito de aprender. Muitas informações estão disponíveis à alguns toques no celular. Crianças e jovens o utilizam, muitas vezes, com mais desenvoltura que os adultos. 

Pensar em utilizar este recurso em prol da prática pedagógica é um grande desafio. No entanto, muitos professores têm se esforçado para incorporar à sua prática docente ferramentas digitais que possam enriquecer e facilitar o entendimento dos conteúdos curriculares por parte dos alunos. 

É o que o grupo de professores de Geografia da 12ª Gerência de Educação vem procurando concretizar através da sua participação no curso: O ENSINO DA GEOGRAFIA DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

O curso totalmente à distância é oferecido pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais da Unidade de Atendimento de Taió (vinculada à Gerência de Educação e Rio do Sul). Totalmente gratuito, o curso visa levar o professor a conhecer novas formas de desenvolver seu planejamento, baseado numa metodologia mais moderna, que leve em conta os conteúdos digitais, mas que também possibilite a criação de conteúdos e o compartilhamento dos mesmos. 

No segundo módulo do curso: "O olhar do professor para o seu próprio cotidiano", os professores foram desafiados a fazer uso das imagens para a compreensão de sua própria realidade. O resultado de uma das atividades, você pode conferir no vídeo através do link abaixo: