28 de maio de 2018

TURMAS DO PNAIC 2018 DA UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAIÓ ENCERRAM COM SEMINÁRIO


Esta segunda-feira, dia 28 de maio, foi marcada pelo encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC 2018, na Câmara de Vereadores de Taió. 

O curso de capacitação de professores das séries iniciais - o PNAIC - iniciou neste ano em 19 de março, e fechou com o Seminário das Práticas Pedagógicas desenvolvidas durante o primeiro semestre deste ano nas escolas. 

Para a Coordenadora Nadir Ângelo da Silva, o Seminário pôde mostrar como as práticas pedagógicas são ricas, e ficam melhores à medida que os docentes estudam, se preparam e planejam suas atividades. Melhor ainda, se tiverem espaço para compartilhar suas práticas e experiências, de modo que vejam no trabalho dos colegas, possibilidades de incrementar seu trabalho. 

Palestra com a fonoaudióloga Cínthia Keske às cursistas do PNAIC, na Câmara de Vereadores de Taió.
Foto: Vânia Fuchter Petris

Turma de cursistas do PNAIC 2018, com sua formadora: Neide Dalmolin


Confira abaixo as imagens do evento:


"O Programa Nacional de Alfabetização da Idade Certa ( PNAIC ) foi aderido pelas prefeituras municipais e pelas  Gerências de Educação do Estado de Santa Catarina  no ano de 2013 estendendo-se ao ano de 2018. Este, por sua vez trouxe vários benefícios e mudanças nas questões de planejamentos do fazer pedagógico do professor, dos gestores escolares e na implementação de políticas públicas.
Em 2013, a ênfase do PNAIC baseou-se na formação em Língua Portuguesa e, em 2014, na formação em Matemática. Em 2015, a novidade foi a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização. Falar em formação do PNAIC nos remete a refletir sobre: O que ensinar? Como ensinar? E para que ensinar?
A formação continuada ofertada aos professores alfabetizadores inicialmente em 2013, compreendeu uma ação pedagógica mobilizadora e fortemente voltada ao fazer pedagógico do professor. Qualificando-a como uma das políticas de formação de maior abrangência e solidez na história da educação brasileira, asseverando aos professores o direito à formação continuada de qualidade, tendo como referência a realidade da sala de aula.

Muitos ganhos foram observados no decorrer desses anos de formação tais como: a organização de roteiros, sequencias e projetos didáticos, pauta do dia, instrumentos de registro da aprendizagem,  a importância dos jogos educativos e lúdicos no contexto da sala de aula, gêneros textuais e metodologias ativas, e necessidade dos registros com vistas a  uma aprendizagem significativa e participativa. Desse modo, obteve-se notoriedade nas avaliações de larga escala, esta sinaliza que a formação quando assumida por todos, produz resultados exitosos e permanentes e, que a revitalização de conceitos é algo necessário para a apropriação de novos elementos a serem agregados ao fazer pedagógico."

Texto produzido por Coordenadoras Regionais e Municipais na capacitação do PNAIC na cidade de Fraiburgo no dia 21 de Maio de 2018.

Confira o texto na íntegra pelo link abaixo:





Matéria: Adriani Erkmann - Multiplicadora NTE de Taió