Apesar da noite fria, professores da Escola de Educação Básica Padre João Kominek, do município de Santa Terezinha (SC), não deixaram de participar da Oficina Google para Educação nesta última quarta-feira, dia 13 de junho.
A oficina é promovida pela Unidade de Atendimento de Taió (vinculada à Gerência de Educação de Rio do Sul), através do Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE. Ela está acontecendo nas escolas da Rede Estadual de Ensino, em períodos de contraturno.
Os professores que participam das oficinas aprendem a lidar com ferramentas digitais que podem auxiliar nas suas práticas pedagógicas. Entre os Apps que mais chamam a atenção dos professores, estão o "Sala de Aula" e o "Google Formulários".
No Google Sala de Aula (antes era conhecido como Google Classroom), os professores podem criar turmas, postar tarefas, recados, registrar as avaliações e dar nota. Tudo fica registrado no ambiente virtual. Ainda podem utilizar de arquivos, textos, vídeos, músicas, entre outros recursos, para que os alunos tenham acesso ao conhecimento, além do livro didático, tudo nesta plataforma de aprendizagem.
Já o Google Formulário permite que o professor crie testes, avaliações, enquetes, pesquisas, e um série de outros instrumentos de avaliação ou diagnóstico. No Google Formulário, o professor também pode anexar imagens, vídeo e outros recursos, para que os alunos tenham uma avaliação focada mais na interpretação e análise das questões, e não somente na memorização de informações.
"As ferramentas digitais vêm transformando o papel do professor e do aluno diante do processo ensino-aprendizagem. Elas permitem que o aluno faça suas próprias descobertas, seja um protagonista da produção do seu próprio conhecimento e que assuma uma postura menos passiva. Já o Professor, precisa saber que não é mais a única fonte de informação, mas que, diante das novas tecnologias, precisa direcionar o aluno ao que realmente importa, de modo que as informações que hoje são tão facilmente acessadas, possam se transformar em conhecimento do aluno", afirma a Multiplicadora do NTE, Vânia Fuchter Petris.
As oficinas Google para Educação continuam acontecendo durante todo o ano. As escolas da Unidade de Atendimento de Taió que tiverem interesse, podem entrar em contato diretamente com o NTE e agendar um período.
Além das Oficinas, o NTE de Taió está promovendo a modalidade do curso à distância, com carga horária de 40 horas, certificado pela Secretaria da Educação de Santa Catarina. O curso inicia no dia 18 de junho.
Professores da EEB Pe João Kominek na capacitação Google para Educação |
Os docentes aprendem na prática a utilizar as ferramentas do Google para Educação. |
Para visualizar as demais fotos da formação, acesso o link abaixo:
Matéria: Adriani Erkmann