Professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino da 12ª
Gerência de Educação (Rio do Sul), entraram hoje no última fase do curso de
Geografia ofertado pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió (Unidade de
Atendimento de Taió).
O curso de formação à distância com carga horária de 60
horas, objetivou preparar melhor os professores da rede pública de ensino, na
busca pelo conhecimento e posterior domínio das novas tecnologias para uso
pedagógico.
Durante o curso, além de muito estudo, pesquisa e produção de
conteúdos digitais, os cursistas puderam interagir através de Fóruns, disponibilizados através da Plataforma E-Proinfo. Os fóruns
permitiram que os profissionais da educação trocassem opiniões, experiências ou
sugestões de endereços que disponibilizassem conteúdos ou ferramentas para
utilizar com atividades pedagógicas.
Abaixo, apresento trechos do Fórum de Interação do Módulo 4 - Educação, Geografia e o Desafio das Novas Tecnologias:
Fernanda Beiger Nunes
“O
papel do Professor, é desenvolver em suas aulas métodos que envolvam
tecnologia, (sites, programas, jogos) que estimule a aprendizagem, e que o
aluno se sinta instigado a aprender, e que este processo continue em casa, o
professor mostra os caminhos os alunos é quem vão buscá-lo, e usar as
tecnologias é fazer esta ligação.”
Fernanda
Beiger Nunes tem 27 anos e possui duas formações: Geografia e Licenciatura
em Informática. Atualmente é professora de Geografia na Rede Municipal de
Rio do Campo(SC) e na Rede Estadual de Santa Terezinha(SC).
Julianne
Marangoni
“O
papel do professor é motivar e realizar com os alunos diversos tipos de
pesquisa e mostrar para eles o quanto a internet é diversificada e quanto se
pode aprender, inclusive Geografia, usando diversos sites de pesquisa. Ensinar
o aluno a pesquisar e ver que o mundo vai muito além do que eles estão vivendo."
Juliana Marangoni é
professora de Geografia na Rede Estadual de Ensino de SC.
Diego Weiss
“O
papel do professor na atualidade, onde os recursos tecnológicos alcançam a
maioria dos alunos, é o de ser um orientador de pesquisa. É certo que a procura
por informações sem cunho científico ou cultural é maior em detrimento a
conhecimentos que agregam valor e sabedoria. Neste cenário o professor tem o
dever de orientar a pesquisa científica, através de sites confiáveis e
adaptando os conteúdos de forma que chame a atenção do aluno.”
Diego Weiss tem 22 anos, é professor na Rede
Estadual de Ensino e está finalizando o Curso Superior em Geografia
Catiane Michele Krejci Milano
“Diante
da atual realidade em que estamos vivenciando o papel do professor é
fundamental para os educandos, sabe- se que quando o assunto é
tecnologias os alunos gabaritam muito bem, porém muitas vezes o que falta é
direcionamento e discernimento em buscar as informações relevantes e
importantes. Por isso a importância da mediação do professor ao solicitar
pesquisas. É importante deixar bem claro e definido os objetivos e
quais os resultados que serão esperados. Os professores devem sempre
buscar renovar suas metodologias, e claro, antes de tudo, entender como
funciona cada tecnologia para depois solicitar aos alunos sua aplicação.”
Catiane
Michele Krejci Milano é gaúcha residente em Taió há 11 anos. Fez Licenciatura
em Geografia e Especialização em Docência do Ensino Fundamental, Médio e
Superior. Também é Licenciada em Educação Especial e Especialista em
Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Já lecionou nas Redes Municipal e
Estadual de Ensino, mas atualmente trabalha na APAE de Pouso Redondo.
Sirlei Farias
“O
professor deve estimular o aluno a fazer uso das tecnologias para buscar
conhecimento que irão contribuir para seu crescimento profissional, pessoal,
buscar conhecimento para sua vida na sociedade.”
Sirlei
Farias é natural de Taió. Funcionária pública está cursando Pedagogia.
Guiomar Orsi
“Estamos
vivendo na fase do Capitalismo, chamada de Informacional que surge no período
da Guerra Fria e se propaga na atualidade com a Globalização. Dois
conteúdos de suma importância no processo de aprendizagem escolar, eu costumo
trabalhar no 2º ano do Ensino Médio. É justamente neste contexto que com
certeza procuramos captar o que os alunos sabem, como utilizam e pra que
utilizam esta tão sonhada tecnologia. As respostas nem sempre nos agradam.
Então... Orienta-se, alerta-se, discute-se o papel dela em nosso dia-a-dia.”
Guiomar
Orsi é professora Licenciada em Geografia pela UDESC. Trabalha na EEB
Luiz Bertoli, concursada com 40 horas.
Karin Adami Esser
“A
função do professor é mostrar através do uso das tecnologias em sala de
aula o quanto ela é importante, e que saber fazer uso deixa o aprendizado ainda
mais interessante. E o professor tem que se habituar a usar esta
ferramenta.”
Karin Adami Esser é formada em História e
Geografia. É professora efetiva na Rede Estadual de Ensino. Atualmente, atua 10
horas em sala de aula e 30 horas na secretaria da escola, como Assistente de
Educação.
Daniele Leitzke da Silva
“O
papel do professor, em meio a essa multiplicidade de informações, é o de
orientar e, promover a discussão, estimular reflexão diante dos dados das mais
variadas fontes, possibilitando aos alunos a triagem destas informações, na
identificação da qualidade daquilo que lhes é oferecido. As mídias e
tecnologias são novos campos de ação do professor no atual estágio tecnológico
da sociedade. Por esta razão, o seu papel do professor não se extingue, mas se
amplia. Para podermos desenvolver atividades pedagógicas fazendo uso das
ferramentas tecnológicas precisamos nos reciclar e buscar novos conhecimentos
constantemente.”
Daniele Leitzke da Silva, casada e mãe de três
filhos, se formou em Pedagogia em 2006, ano em que também realizou a Pós
Graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais. Em 2012, concluiu a
Especialização em Gestão Escolar e se formou em Geografia. É efetiva na Rede
Municipal de Ensino de Taió (SC).
Maucir Braulino Felipe
“Numa
perspectiva de melhorar esta relação entre as tecnologias e as pessoas no
ambiente escolar, eu sugiro em primeiro lugar que o professor busque aprender
como utilizar os meios tecnológicos, porque nisso, a maioria dos alunos dão
show e muitos professores têm dificuldades em manusear. Professores precisam
direcionar a pesquisa como forma de coletar os dados para então formular as
opiniões. Pois, a maioria dos alunos só querem copiar e entregar o resultado
das informações coletadas. Precisamos dar sentido a essa nova linguagem,
devendo transformá-la numa forma de aprender. Transformar dados e informações
em conhecimento verdadeiro. Para tanto, será necessário ampliar as alternativas
que possam despertar o interesses dos educandos por pesquisas para o seu
crescimento intelectual.”
Maucir Braulino Felipe, tem 49 anos, é
divorciado e atualmente vive uma relação homoafetiva. É formado em História e
tem complementação em Geografia.
Marilize Pereira Régis da Silva
“O
papel do Professor para reverter este quadro é importante, o professor deve
buscar estratégias que usará em suas aulas, assim o aluno será estimulado a
alcançar os objetivos propostos pelo professor. Instigar a criatividade, a
curiosidade, a imaginação, e muitos alunos como já têm acesso às tecnologias
terão facilidade de manusear essas tecnologias, é importante que este
conhecimento das ferramentas apresentadas neste curso seja abordado em sala. Acredito
que como para nós esta sendo ótimo ter este conhecimento, os alunos também se
sentirão motivados a usar as ferramentas apresentadas pelo professor, eles
podem até já conhecer, mas apresentar uma nova maneira de utilizar e para que
utilizar é importante, é um conhecimento que trará nova mudança de mentalidade
para estes alunos.”
Marilize
Pereira Régis da Silva tem 30 anos, cursou Magistério e está cursando
Pedagogia. É casada e mãe de 3 filhos. Trabalha como funcionária pública.
Matéria: Adriani Erkmann - Multiplicadora do NTE Taió.