29 de outubro de 2018

EEF Adele Heidrich (Taió) participa do Torneio de Robótica Fisrt Lego League e recebe premiação

De 18 a 20 de outubro, alunos da EEF Adele Heidrich (Taió)  participaram da FLL – First Lego League, em Rio do Sul – SC. Esse evento corresponde à etapa estadual, porém, a FLL tem abrangência em escala internacional, finalizando essa temporada em  março de 2019. 

No dia 18 de outubro, na abertura do evento, o primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes, fez uma palestra contando sua história e curiosidades sobre como é de viver no espaço. Em sua fala incentivou os adolescentes dizendo que cada um pode ser o que quiser; se seguir o seguinte conselho “Estude, trabalhe, persista e faça mais do que esperam que você faça” (Marcos Pontes)

Esse é o primeiro ano que a escola participa da competição.  Por ser o primeiro ano não esperava-se nenhuma premiação, porém, a equipe voltou para casa com dois troféus: 
 - 3º lugar em Programação CoderZ conquistada pelo aluno Daniel Moraes 
 - Técnica Destaque para a professora Nádia Baldo Menestrina que foi técnica da equipe.

A escola aceitou um grande desafio, pois não possui kits lego, os alunos não sabiam montar nem programar robôs mas, tivemos  incentivo e empenho da escola e como patrocinadores as pessoas Estela de Sá, Joel Sandro Macoppi, as empresas HIMASA, HEIDRICH GERAÇÃO e Farmácia Avenida, conseguiu-se emprestado um kit lego mindstorms EV3, e o pagamento de cinco aulas para os alunos aprenderem a montar e programar o robô. Podendo assim desenvolver o projeto, cujo o tema dessa temporada é Into Orbit. Esse tema, busca o desenvolvimento de soluções para amenizar os efeitos aos seres humanos em viagens espaciais de longa duração, tema que foi solicitado à Lego pela própria NASA,  tendo em vista uma missão tripulada em 2030 para Marte, e a pesquisa da equipe "Adelebótica Heidrich" girou em torno da construção de um elevador espacial, os japoneses pretendem iniciar sua construção em 2050.

“Com a participação no FLL, durante o processo foram desenvolvidas várias habilidades em menos de dois meses, a robótica propicia esse desenvolvimento. Habilidades como, trabalho em equipe, criatividade, superação de seus limites e medos, o desenvolvimento da pesquisa foi difícil pois o tema não é vivenciado no cotidiano dos alunos. Aprender na prática, alunos que não se identificavam com a matemática, durante o processo de programação, realizavam vários cálculos espontaneamente, houve avanços na aprendizagem ! ” (Prof. Nádia).

A equipe da escola denominada "Adelebótica Heidrich" é formada por competidores adolescentes entre 11 e 14 anos, são eles: "Andrei Lisboa Pires, Antoni de França, Daniel Moraes, Iohana Talita Tillmann, Jean Carlos Alves da Silva, Vitória Fernandes Beira Kalinoski e pela técnica a professora Nádia Baldo Menestrina."

A competidora Iohana define o torneio como “um momento mágico! Mágico porque num mundo onde cada indivíduo pensa somente pra si, no FLL a ajuda mútua é a base do trabalho em equipe, numa competição amigável.”

O competidor Daniel relata que, “não sabíamos da dimensão do torneio, e como a participação nele nos faria ver a competição de forma diferente, poder compartilhar conhecimentos com pessoas de diferentes locais do estado de Santa Catarina.”

Para o Gestor Clei Tamanini, “a robótica tem apresentado um grande potencial como ferramenta multidisciplinar, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. A Matemática, por exemplo, que é tomada como disciplina difícil de aprender, por conter conceitos abstratos, pode se tornar muito mais interessante quando o aluno percebe a necessidade de utilizá-la na prática. Além disso, não só os conhecimentos específicos são aprimorados, a busca pela resolução de problemas leva o aluno a fazer questionamentos e debater soluções, estimulando o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a criatividade”. Tudo isso foi proporcionado devido o empenho da Professora Nádia e dos alunos, estou muito grato e feliz pelo desempenho de cada um neste evento.

“Gratidão é o sentimento por esses três dias de torneio. Foram dias de envolvimento, conhecimento, amizade, ajuda mútua, e muita diversão, e, se Deus assim permitir, que consigamos novamente emprestados kit lego,  no próximo ano estaremos em Jaraguá do Sul em mais um Torneio First Lego League! ”, Profª Nádia.

Equipe de alunos da EEF Adele Heidrich acompanhados pela professora Nádia Baldo Menestrina.
Confira as demais imagens no link abaixo:
https://photos.app.goo.gl/aWdRpZjqvvYkuUvy6

Texto: Professora Nádia Baldo Menestrina