21 de novembro de 2018

UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAIÓ PROMOVE FORMAÇÃO PARA CONTAGEM AUTOMÁTICA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Desde o ano passado, cinco escolas da Unidade de Atendimento de Taió vem aplicando o sistema automático de contagem da alimentação escolar. Neste sistema, os alunos recebem da escola uma carteirinha impressa com um código (QR CODE) que será lida por um aplicativo digital instalado em tablets.  Os responsáveis pelo controle da quantidade de refeiçoes servidas nas escolas participaram de capacitação em julho de 2017 e, desde lá, vem aplicando o sistema nas unidades escolares em que atuam, num sistema de projeto piloto.

Confirmada a eficiência do sistema, ele se estenderá para todas as escolas da Unidade de Atendimento (UA) de Taió em 2019. Para isto, os profissionais responsáveis pela contagem da alimentação nas escolas passaram neste dia 21 por um processo de formação nas dependências da UA de Taió. O sistema foi criado por técnicos do CIASC em parceria com técnicos da Secretaria de Educação de Santa Catarina. 

O projeto ainda resgata o uso de tablets recebidos pelo Ministério da Educação há alguns anos, subutilizado pelas escolas. Através da parceria do setor de Integração Educacional e do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) de Taió, os tablets foram preparados para receberam os aplicativos de leitura do QR CODE, assim como o aplicativo CEIAS, especialmente criado para este fim. 

Segundo a Integradora Educacional Andrea Leandro Block, o aplicativo Ceias está integrado como o SISGESC (Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina) e por isso, é bastante eficaz no controle do número e do tipo de refeições servidas nas escolas estaduais. Através do aplicativo, a Secretaria tem o registro exato de quantas refeições foram servidas, em que turnos há um consumo maior, quais são os alimentos preferidos pelos alunos. A partir das informações coletadas durante esta contagem, pode-se, inclusive, criar um perfil dos hábitos alimentares dos alunos. 

Até o final do período letivo deste ano, as escolas que irão implantar este sistema de contagem em 2019, iniciam a fase dos testes. A partir do ano que vem, o projeto prevê a substituição do sistema atual, hoje realizada pelas fichinhas impressas, pela contagem automática. 

Formação Contagem Automática da Alimentação Escolar - UA Taió (2018)

Veja as demais imagens da formação no link abaixo: 


Agradecimento ao Núcleo de Tecnologias Educacionais de Ibirama pela parceria. 

Matéria: Adriani Erkmann