13 de novembro de 2018

PROJETO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR DA EBB LUIZ BERTOLI (TAIÓ) CHAMA ATENÇÃO PELO USO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

No dia 07 de novembro, última quarta-feira, foi realizada no auditório da Unidade de Atendimento (UA) de Taió o a Socialização dos Projetos do Ensino Médio Inovador (EMI), desenvolvidos por três de nossas escolas. 

O projeto da Escola de Educação Básica (EEB) Luiz Bertoli, intitulado "Guerra e Paz", perpassou todas as disciplinas do EMI, conforme a proposta da construção coletiva do seu currículo. Vários trabalhos foram desenvolvidos pela equipe de professores. Um deles, pela professora Francielli Damásio, em parceria com o professor do Laboratório de Biologia, Doglas Bruno Koch, intitulado "ARMAS BIOLÓGICAS", no 2º EMI II, desenvolvido no segundo bimestre deste ano. 

O projeto não foge dos conteúdos tradicionalmente estudados durante o Ensino Médio. Aborda assuntos como bactérias, fungos e vírus. Uma vez que são agentes infecciosos, muitas vezes utilizados como verdadeiras armas por determinados países que tem maior domínio do conhecimento sobre estes agentes, a professora Francielli optou por estimular a imaginação dos alunos. Propôs que os alunos criassem em equipe, uma "guerra fictícia de armas biológicas". 


Para embasar seus roteiros, os alunos tiveram que pesquisar quais foram os países pioneiros na criação destas armas, quais são as mais letais, quais seriam as possíveis consequências de um evento desta proporção. 

Depois da socialização com os colegas, a turma escolheu o roteiro que considerou mais interessante. A história ganhou imagem e som. Foi encenada pelos próprios alunos e gravada pelo professor Doglas. 

Depois das gravações, o professor Douglas se encarregou da edição das imagens, da sequência das cenas, da inserção do áudio e dos efeitos especiais. O resultado foi este, que você poderá conferir no vídeo logo abaixo, clicando no link. 


Nenhum texto alternativo automático disponível.


O Professor Doglas afirma que "foram 2 dias de gravações e quase 40 horas de edições para formar um vídeo de poucos mais de 10 minutos. O trabalho foi árduo, mais o resultado valeu apena! Mérito de todos os participantes." 

Professora Francielli Damásio

Professor Doglas Bruno Koch

Dados enviados por Doglas Bruno Koch
Texto: Adriani Erkmann