Na tarde desta sexta-feira, dia 26 de abril, aconteceu, na
Unidade de Atendimento de Taió, reunião para repasses referentes ao "1º Seminário de
Sistematização do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do
Território Catarinense", que aconteceu em São José/SC em meados de abril. Os participantes socializaram
com os gestores escolares e servidores da Unidade de Atendimento de Taió as
atividades realizadas no Seminário no decorrer dos três dias de estudo.
Roseleide Borghesan da Silva, Vilmar da Silva, Soely Oliveira Bonin,
Marilene Fátima da Silva e Édina Berger relataram como aconteceu o Seminário e
as temáticas abordadas. Além de palestras, os participantes se reuniram por
área de conhecimento para a discussão e elaboração do currículo base.
O objetivo da BNCC - Base Nacional Comum Curricular - é definir os conhecimentos essenciais que todos os estudantes têm o direito de aprender e será referência para a (re)elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país. Sendo assim, durante os três dias, os participantes discutiram e aprimoraram o documento que irá reunir o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes. “A construção do Currículo, tendo como base as características do estado e suas diversas manifestações culturais é muito importante, pois nos deixa próximos à realidade em que estamos inseridos”, destacou a professora Soely Oliveira Bonin.
A professora Roseleide Borghesan da Silva se sente privilegiada com a oportunidade de ter participação ativa na Construção do Currículo Catarinense. "Sentir-se parte integrante, e não só uma peça de execução. Como integrantes tivemos a oportunidade de poder opinar, discutir e entrar em consenso, definindo todo o currículo que vai ser a Base das práticas pedagógicas a ser colocado na prática em sala de aula", acrescenta.
"Pensamos que nós professores não podemos ver nossa disciplina como única, o processo ensino aprendizagem, não pode e nem deve ser fragmentado, como se cada disciplina fosse uma caixinha isolada e fechada. O processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir essa caixinha, pois assim, teremos alunos motivados em sala de aula", destacou a gestora Marilene Fátima da Silva.
Édina Berger participou do Seminário representando a EJA (Educação de Jovens e Adultos). "Ainda há um longo caminho em relação a construção do Currículo para a Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que os alunos têm perfis e idades distintas e precisamos ter um olhar diferenciado e desenvolver as competências necessárias".
O objetivo da BNCC - Base Nacional Comum Curricular - é definir os conhecimentos essenciais que todos os estudantes têm o direito de aprender e será referência para a (re)elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país. Sendo assim, durante os três dias, os participantes discutiram e aprimoraram o documento que irá reunir o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes. “A construção do Currículo, tendo como base as características do estado e suas diversas manifestações culturais é muito importante, pois nos deixa próximos à realidade em que estamos inseridos”, destacou a professora Soely Oliveira Bonin.
A professora Roseleide Borghesan da Silva se sente privilegiada com a oportunidade de ter participação ativa na Construção do Currículo Catarinense. "Sentir-se parte integrante, e não só uma peça de execução. Como integrantes tivemos a oportunidade de poder opinar, discutir e entrar em consenso, definindo todo o currículo que vai ser a Base das práticas pedagógicas a ser colocado na prática em sala de aula", acrescenta.
"Pensamos que nós professores não podemos ver nossa disciplina como única, o processo ensino aprendizagem, não pode e nem deve ser fragmentado, como se cada disciplina fosse uma caixinha isolada e fechada. O processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir essa caixinha, pois assim, teremos alunos motivados em sala de aula", destacou a gestora Marilene Fátima da Silva.
Édina Berger participou do Seminário representando a EJA (Educação de Jovens e Adultos). "Ainda há um longo caminho em relação a construção do Currículo para a Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que os alunos têm perfis e idades distintas e precisamos ter um olhar diferenciado e desenvolver as competências necessárias".
A Supervisora de Gestão Escolar da Unidade de Atendimento de
Taió, Nadir Ângelo da Silva, enfatizou a importância dessa socialização, tendo
em vista que a BNCC é um dos assuntos que
será abordado na formação de professores nas escolas no decorrer do ano letivo.
“É imprescindível que os gestores tenham conhecimento do processo de construção
do Currículo Base para juntos dos professores desenvolver as competências na
trajetória escolar dos alunos”, acrescentou Nadir.
Texto e imagem: Vânia Fuchter