1 de maio de 2019

UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAIÓ COORDENA FORMAÇÃO PARA OS EDUCADORES DAS 16 ESCOLAS DE SUA ABRANGÊNCIA


“Um professor bem preparado faz toda a diferença na vida de um estudante.” A afirmação da Supervisora de Gestão Escolar Nadir Ângelo da Silva reforça a ideia de muitos setores da sociedade, ligados ou não à educação. Uma boa formação do professor reflete em boas práticas pedagógicas e num melhor desempenho do aluno.

No entanto, a formação do professor não deve limitar-se ao curso de graduação. As mudanças constantes no modo de ensinar e aprender criam a necessidade de uma constante reflexão acerca de suas metodologias, sobre o conteúdo curricular e sobre a maneira como será o processo de avaliação.

Sob esta perspectiva, a Secretaria de Estado da Educação promoveu neste dia 30 de abril (terça-feira), o “Curso de Formação Descentralizada para Professores e Gestores da Rede Estadual: Currículo, Avaliação e Modalidades da Educação”. A Unidade de Atendimento teve o papel de coordenar as equipes gestoras das 16 escolas sob sua abrangência, orientando sobre a proposta do curso e sua implementação nas escolas.

Dentre os principais objetivos do curso estão: estudar o Currículo do Território Catarinense à luz das temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conhecer o novo modelo de avaliação trimestral adotado pela Rede Estadual este ano.

O curso pretende atender 40.000 profissionais da Educação Rede Estadual de Santa Catarina. Além dos professores, ele se estende para Gestores Escolares, Assistentes de Educação, Assistentes Técnico-Pedagógicos e Especialistas e Orientadores Educacionais.

Com carga horária de 32 horas, sua agenda contempla mais 3 datas do calendário escolar de 2019: 15 de julho, 01 de outubro e no mês de dezembro, a agenda será flexível, ficando ao critério da escola a escolha do dia.

Para a Assessora de Direção da EEB Luiz Bertoli (Taió), Patrícia Anderle Schreiber, “a escola precisa de momentos para refletir sua prática cotidiana”. E afirma: “A parada pedagógica de abril serviu para rever questões organizacionais e as ações do dia a dia. O enfoque na questão pedagógica ajudou a equipe a repensar posturas e planejar intervenções.” 

Na visão da professora Francielli Fernanda Cé Damásio, professora de Biologia da EEB Luiz Bertoli, “a troca de experiências e conhecimentos promove o crescimento profissional, fazendo com que a prática pedagógica melhore”. E continua afirmando: “A escola deve se preocupar com o conhecimento científico voltado  para a vivência do aluno.”

Para a Supervisora de Gestão Escolar Nadir Ângelo da Silva, o dia de formação foi muito proveitoso. “Muitos gestores e demais profissionais que participaram da formação me relataram o quanto estes momentos de estudo e reflexão são importantes para o grupo escolar. Eles permitem que o trabalho seja constantemente repensado, adequado e melhorado para atender às novas demandas educacionais.”



Equipe escolar da EEB Luiz Bertoli (Taió)
Professores da EEB Guilherme André Dalri (Salete): estudos em equipe.
EEF Adele Heidrich (Taió)
Equipe da EEB Bruno Heidrich (Mirim Doce)
Equipe de educadores do CEJA (Taió) 
Professores da EEB Pref Arno Siewerdt (Pouso Redondo)
EEF Dr Waldomiro Colautti (Rio do Campo)
Formação dos professores da EEB Pe João Kominek (Santa Terezinha)
EEB Lepoldo Jacobsen (Taió)

Formação EEB Dr Fernando Ferreira de Mello (Rio do Campo)


Para ver as demais imagens da formação, acesso o link abaixo:
ÁLBUM DA FORMAÇÃO 30/04/2019

A Supervisora de Gestão Escolar concluiu suas considerações sobre o dia de formação citando as palavras que proferiu na EEB Luiz Bertoli neste dia 30/04: "A frase que li na escola - Tudo muda quando você muda - também reflete-se nas relações que permeiam a escola. Seja nos aspectos profissionais ou pessoais. Pois quando nós nos transformamos, também transformamos as pessoas ao nosso redor."

EEB Luiz Bertoli (Taió)


Texto: Adriani Erkmann - Multiplicadora NTE
Fotos: Enviadas pelos Diretores das Escolas da UA de Taió. 
Organização do álbum: Adriani Erkmann.