É fato que uma das disciplinas consideradas mais difíceis pelos estudantes é a Matemática. Os números, as fórmulas e equações são conteúdos que podem causar muitas dúvidas pelo grande número de detalhes.
Cientes destas dificuldades, muitos professores estão desenvolvendo metodologias diferenciadas para que a Matemática conquiste mais simpatia perante os alunos.
Com os aplicativos Photomath, Gerador e Leitor de QR Code e com o Unity para RA o professor de Matemática Carlos Anberto Angelo, da Escola de Educação Básica Pref Arno Siewerdt (Pouso Redondo) trabalhou com alunos de sétimo e oitavos anos conteúdos como Operações com Números Decimais e Expressões Algébricas.
O professor Carlos explicou que para a resolução dos exercícios os alunos utilizaram o aplicativo Photomath. Através da digitalização de problemas (inclusive os escritos manualmente), o aplicativo apresenta explicações passa a passo, com vários métodos de resolução. O app não necessita de ligação à internet. Organizados em equipes, os alunos transformaram os resultados no formato de QR Code. Para isso, utilizaram aplicativos de Gerador e Leitor de códigos QR. E por última, a socialização dos mesmos foi realizada com auxílio do aplicativo de Realidade Aumentada Unity para RA.
O uso dos celulares em sala de aula vem ganhando cada vez mais espaço. Mas para isso, é necessário que o professor trace objetivos claros e planeje com cuidados as atividades que serão aplicadas.
"A experiência foi significativa. Os nossos alunos tiveram a oportunidade de usar seus celulares para algo muito mais interessante que ficar apenas navegando nas redes sociais. Perceberam que as tecnologias podem fazer parte tanto da vida pessoal quanto da vida escolar." Afirmou o professor Carlos.
A equipe do NTE de Taió parabeniza o professor Carlos pela iniciativa! E convida demais professores a compartilharem experiências como esta, que possam despertar o interesse do aluno para a aprendizagem e melhore a qualidade da educação em nosso estado.
Alunos do sétimo ano utilizando Photomath e QR Code em atividades matemáticas. |
VEJA:
Texto: Adriani Erkmann
Fotos: Carlos Anberto Angelo