22 de junho de 2021

GOOGLE LENS: CONHEÇA O APLICATIVO QUE INTEGRA IMAGEM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Compreender o mundo à sua volta é uma das necessidades do ser humano. Em sala de aula, essa tarefa pode se mostrar mais difícil que parece ser. Para auxiliar neste desafio, podemos contar hoje com o auxílio do aplicativo GOOGLE LENS. Funções como a digitalização e tradução de textos, a identificação de plantas e animais, pesquisas sobre diferentes objetos são algumas das formas que o aplicativo pode ser utilizado tanto por estudantes quanto professores.

Imagine que durante uma saída de campo os estudantes tenham a tarefa de catalogar as plantas e insetos que compõem determinado bioma. Com o Google Lens, o estudante poderá utilizar o recurso do reconhecimento de imagens que irá lhe disponibilizar informações a partir da inteligência artificial. Desta forma, os alunos poderão identificar os elementos que compõem o bioma visitado e obter de forma rápida e eficiente um grande número de informações sobre o assunto. 

1. Na foto, captura da imagem de um Phelsuma laticauda, ou seja, uma espécie de lagartixa. 


Outro recurso do Google Lens que grande parte dos estudantes vai adorar é a digitalização de textos. Caso o estudante tenha que se ausentar das aulas por determinado período, é possível copiar as anotações de seus colegas utilizando o aplicativo, que irá transformar o texto escrito à mão em um texto digitado e digitalizado. No caso de textos em língua estrangeira, é possível usar o aplicativo também para fazer a tradução do mesmo, sem a necessidade do estudante digitar nos campos do Google Tradutor. Há ainda a possibilidade de resolver equações matemáticas através do Google Lens.


2. Ao analisar a foto você poderá selecionar tudo e copiar para área de transferência. Pode também optar por ouvir o texto selecionado.  

Outra forma interessante de usar o aplicativo é pesquisar objetos de qualquer natureza. Encontrou algum objeto e quer descobrir para que serve? Abra o aplicativo e descubra similares que lhe darão a informação que você quer. Viu uma roupa ou sapato e quer saber onde mais encontrar? Faça o mesmo procedimento. O aplicativo lhe indicará sites ou lojas em que o produto está disponível. 

3. Nesta imagem, pesquisei o grampeador e o Google Lens me apresentou uma série de sites com o mesmo objeto. 

As possibilidades pedagógicas são variadas. O sucesso do seu uso dependerá dos objetivos propostos no planejamento do professor. Seja para pesquisar um alimento e suas propriedades nutricionais, digitalizar ou traduzir um texto, pesquisar e classificar elementos de um bioma, o Google Lens pode ser um grande aliado do professor e do estudante. Otimizar o tempo e maximizar as informações disponíveis. Eis a principal proposta do Google Lens. 

Onde encontro o aplicativo?

Hoje o Google Lens já vem integrado aos mecanismos de pesquisa do Google e também no Google Fotos. Mas ele também pode ser encontrado na loja de aplicativos do seu smartphone, inclusive, IOS.  

Qual usar o Google Lens? 

No seu tablet ou smartphone Android, abra o app Google Fotos .

Selecione uma foto.

Toque em Google Lens .

Dependendo da foto, você pode ver os detalhes, realizar alguma ação ou encontrar produtos semelhantes.

Você também pode usar o Google Lens em seu navegador. Caso faça uma pesquisa de imagens, clique no ícone do Google Lens no canto superior direito. O aplicativo irá mostrar todas as informações relacionadas à imagens que estiverem disponíveis. 

Você poderá encontrar mais informações nestes endereços:

https://olhardigital.com.br/2019/05/23/dicas-e-tutoriais/como-usar-o-google-lens-para-fazer-traducoes-com-a-camera-no-android/

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/10167/nova-funcao-do-google-lens-permite-pesquisar-fotos-por-textos-presentes-nas-imagens


Caso tenham dúvidas sobre o uso deste ou de outros aplicativos aqui apresentados, entrem em contato com o gestor de sua escola e ajude a organizar um pequeno grupo para realizarmos uma oficina na sua escola. Ficaremos felizes em compartilhar o pouco que aprendemos e trocar experiências com vocês! 

Grande abraço da equipe NTE Taió, Adriani e Vânia.