14 de junho de 2021

QUIZLET: UMA NOVA FORMA DE ESTUDAR

 Estudar nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, os professores têm se empenhado cada vez mais a fazer uso de ferramentas digitais que possam dinamizar suas aulas e permitir que os seus alunos possam aprender de forma mais rápida, eficaz e, por que não, divertida! É a proposta do QUIZLET

Esta plataforma tem por objetivo facilitar o aprendizado. Para isso, utiliza a estratégia dos flashcards, que são cartões de estudos, integrantes de listas divididas pelos mais variados assuntos. 

Este recurso está disponível tanto para celular, quanto para computador. Por isso, é interessante que o professor conheça a plataforma e faça o cadastro no site https://quizlet.com/goodbye , acessando pelo computador e, caso acesse pelo celular, na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel. O docente deve escolher o perfil de professor, que lhe fornecerá maior gama de recursos. 

Ao entrar na plataforma, o professor poderá criar suas próprias listas de estudo (flashcards), mas também poderá ter acesso à milhares de listas já prontas para serem utilizadas com seus alunos. Basta ir no campo "pesquisa" e buscar pelo assunto desejado. Há conteúdos dos mais variados componentes curriculares. 

Ao escolher sua lista, o professor poderá compartilhá-la através do WhatApp, Classroom ou E-mail.

Há 6 formas de estudar pelo Quizlet:


1. Cartões: de um lado do cartão uma pergunta, do outro lado, a resposta. O professor pode optar por fazer duplas de estudos para deixar os estudos mais interativos. 

2. Modo aprender: coloca em prática as perguntas estudadas. Os alunos precisam responder os cartões. Caso ele não acerte ou não saiba, a plataforma vai dando o feedback para que o aluno possa aprender aos poucos. 

3. Combinar: Combina-se perguntas e respostas, tendo um cronômetro que irá mensurar o tempo que o aluno irá levar para realizar a atividade, aplicando elementos de gamificação aos estudos. 

4. Gravidade: Outra forma de estudar que acrescenta elementos de gamificação. O jogo é simples e utiliza os mesmos cartões que o estudante estudou na respectiva lista de estudos. 

5. Soletrar: Super interessante para os professores de língua estrangeira, mas pode ser utilizado em todas as disciplinas. Clicando no ícone do som, na palavra ou na imagem, o estudante tem o auxílio deste recurso para aprender e escrever a resposta correta. 

6. Avaliar: Ao final dos estudos, a plataforma monta uma espécie de avaliação  para verificar qual o nível de aprendizado do aluno. Caso seja do interesse do professor, este poderá imprimir a avaliação. 



Para que o professor se aproprie da melhor forma desta ferramenta, separamos um vídeo tutorial para melhor lhe auxiliar. 


Outros endereços que oferecem mais conteúdo sobre o assunto:

Esperamos que a dica faça a diferença para você, professor, e para o aprendizado do seu aluno. Bom trabalho!!

Abraços da equipe NTE TAIÓ, Adriani e Vânia.