Nesta quarta-feira, dia 07 de
novembro, foi realizado no auditório da Unidade de Atendimento (UA) de Taió
(Gerência de Educação de Rio do Sul), o Seminário de Socialização dos projetos
desenvolvidos no Ensino Médio Inovador (ProEMI) em 2018, promovido pela Supervisão de Ensino.
As escolas que possuem EMI na UA de
Taió são a EEB Luiz Bertoli (Taió), EEB Leopoldo Jacobsen (Taió) e EEB Bruno
Heidrich (Mirim Doce).
Implantado em 2010, o Pro EMI tem
como objetivo mais do que a ampliação do tempo escolar, mas a introdução de uma
organização diferenciada. Ela se baseia no planejamento coletivo e
interdisciplinar das equipes docentes e gestoras. Atualmente há 145 escolas da Rede Estadual Catarinense que oferecem esta modalidade de Ensino Médio.
As equipes pedagógicas de cada escola
têm reuniões semanais, nas quais discutem esta organização, que deve girar em
torno das dimensões: Trabalho, Ciência e Tecnologia. São os chamados “macrocampos”.
Neles, as disciplinas precisam dialogar, articulando-se entre si.
Compareceram ao Seminário os
professores que atuam diretamente na elaboração e aplicação dos projetos juntos
aos alunos, assim como suas respectivas equipes gestoras. Apresentaram os
projetos desenvolvidos durante todo o ano letivo de 2018, alguns ainda em
andamento.
A EEB Luiz Bertoli apresentou o
Projeto Guerra e Paz. Disciplina como Química que aparentemente não conseguiria
abranger o tema, abordou a questão das armas nucleares; Biologia, abordou o
tema das armas biológicas. E assim o tema perpassou em várias disciplinas
abrangendo temas ligados à Paz ou, à falta dela.
A EEB Bruno Heidrich aproveitou o
contexto político vivido pelo país em virtude do período eleitoral e
desenvolveu com alunos a reflexão de diversos temas ligados ao processo
democrático e ao próprio funcionamento do Estado.
Já a EEB Leopoldo Jacobsen
diversificou seus temas. Dentro da conservação dos recursos naturais,
desenvolveu projeto de proteção dos recursos hídricos através da construção de
uma “fonte caxambu”. Para isso, professores e alunos trabalharam em conjunto
com a comunidade, desenvolvendo seu projeto dentro de uma propriedade rural
familiar.
Mas também apontam aspectos positivos
neste modelo de ensino. Um deles é o maior tempo para o planejamento coletivo
da equipe escolar, que pode assim, refletir sobre suas ações e desenvolver seus
projetos de acordo com a demanda de cada comunidade escolar.
Professores do ProEMI da EEB Luiz Bertoli |
Professores do ProEMI da EEB Leopoldo Jacobsen |
Professores do ProEMI da EEB Bruno Heidrich Para ver as demais imagens do Seminário, clique no link abaixo: SEMINÁRIO PROEMI 2018 UA TAIÓ Texto e imagens: Adriani Erkmann |