7 de novembro de 2018

UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAIÓ PROMOVE SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR


Nesta quarta-feira, dia 07 de novembro, foi realizado no auditório da Unidade de Atendimento (UA) de Taió (Gerência de Educação de Rio do Sul), o Seminário de Socialização dos projetos desenvolvidos no Ensino Médio Inovador (ProEMI) em 2018, promovido pela Supervisão de Ensino.

As escolas que possuem EMI na UA de Taió são a EEB Luiz Bertoli (Taió), EEB Leopoldo Jacobsen (Taió) e EEB Bruno Heidrich (Mirim Doce).

Implantado em 2010, o Pro EMI tem como objetivo mais do que a ampliação do tempo escolar, mas a introdução de uma organização diferenciada. Ela se baseia no planejamento coletivo e interdisciplinar das equipes docentes e gestoras. Atualmente há 145 escolas da Rede Estadual Catarinense que oferecem esta modalidade de Ensino Médio.

As equipes pedagógicas de cada escola têm reuniões semanais, nas quais discutem esta organização, que deve girar em torno das dimensões: Trabalho, Ciência e Tecnologia. São os chamados “macrocampos”. Neles, as disciplinas precisam dialogar, articulando-se entre si.

Compareceram ao Seminário os professores que atuam diretamente na elaboração e aplicação dos projetos juntos aos alunos, assim como suas respectivas equipes gestoras. Apresentaram os projetos desenvolvidos durante todo o ano letivo de 2018, alguns ainda em andamento.

A EEB Luiz Bertoli apresentou o Projeto Guerra e Paz. Disciplina como Química que aparentemente não conseguiria abranger o tema, abordou a questão das armas nucleares; Biologia, abordou o tema das armas biológicas. E assim o tema perpassou em várias disciplinas abrangendo temas ligados à Paz ou, à falta dela.

A EEB Bruno Heidrich aproveitou o contexto político vivido pelo país em virtude do período eleitoral e desenvolveu com alunos a reflexão de diversos temas ligados ao processo democrático e ao próprio funcionamento do Estado.

Já a EEB Leopoldo Jacobsen diversificou seus temas. Dentro da conservação dos recursos naturais, desenvolveu projeto de proteção dos recursos hídricos através da construção de uma “fonte caxambu”. Para isso, professores e alunos trabalharam em conjunto com a comunidade, desenvolvendo seu projeto dentro de uma propriedade rural familiar. 

Os gestores apontaram ainda as principais dificuldades enfrentadas para a realização dos projetos. Entre elas, estão as dificuldades do recebimento dos recursos do PRC (Projeto de Redesenho Curricular), geralmente liberados somente no fim do período escolar de cada ano, e a cultura da maioria das famílias da nossa região, que ainda preferem que seus filhos comecem a trabalhar cedo, dedicando pouco tempo aos estudos.

Mas também apontam aspectos positivos neste modelo de ensino. Um deles é o maior tempo para o planejamento coletivo da equipe escolar, que pode assim, refletir sobre suas ações e desenvolver seus projetos de acordo com a demanda de cada comunidade escolar.

Professores do ProEMI da EEB Luiz Bertoli

Professores do ProEMI da EEB Leopoldo Jacobsen

Professores do ProEMI da EEB Bruno Heidrich

Para ver as demais imagens do Seminário, clique no link abaixo:


SEMINÁRIO PROEMI 2018 UA TAIÓ

Texto e imagens: Adriani Erkmann