Desde o ano de 2010 a Rede Estadual de Educação de Santa Catarina implantou a terceirização da alimentação escolar. Este sistema conta com a contratação de uma empresa que fornece as refeições para mais de 500.000 estudantes da rede estadual.
O fornecimento da alimentação escolar envolve uma grande quantidade de recursos. Para que este processo ocorra de forma adequada, as escolas disponibilizam um profissional para realizar a contagem das refeições servidas aos alunos, assim como fiscalizar a qualidade e a quantidade fornecida pela empresa.
Desde 2017, o estado vem automatizando a contagem das refeições servidas em cada escola através do uso de leitura de QR Code (Código QR) impresso em uma carteirinha para o estudante, realizado através de tablets. A Supervisão Regional de Taió iniciou com 5 escolas em 2017. No final do ano passado mais 10 escolas adotaram a contagem automática, sendo que 5 ainda possuem a autogestão da alimentação escolar.
Aluno apresentando a carteirinha para leitura do QR Code. EEB Bruno Heidrich (Mirim Doce) |
Além disso, outros repasses e novas orientações foram dadas pelo responsável pela Alimentação Terceirizada na Supervisão Regional de Educação de Taió, Tarcísio Israel. Ele reforça a importância desta pauta: "A Secretaria da Educação de SC gastou cerca de R$ 1.219.985,05 na alimentação escolar, de fevereiro até 30 de setembro deste ano. É um volume significativo de recursos, que representa 515.986 refeições servidas aos estudantes da rede estadual. Por isso a importância do trabalho dos profissionais que atuam nas escolas, para que estes recursos sejam gastos de forma correta."
Esta foi a primeira etapa de formação. A segunda acontecerá em novembro e terá como público-alvo os gestores escolares que serão eleitos no entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019.
O responsável pela Alimentação na Supervisão de Taió agradece à GEALI (Gerência de Alimentação Escolar) por promover a formação do dia 01 de outubro, realizada em Florianópolis. Também agradece pelo apoio recebido para a realização e acompanhamento do trabalho.
Texto: Adriani Erkmann
Fotos: Vânia Fuchter e Ana Altino de França