10 de outubro de 2019

SUPERVISÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TAIÓ REÚNE PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Desde o ano de 2010 a Rede Estadual de Educação de Santa Catarina implantou a terceirização da alimentação escolar. Este sistema conta com a contratação de uma empresa que fornece as refeições para mais de 500.000 estudantes da rede estadual. 

O fornecimento da alimentação escolar envolve uma grande quantidade de recursos. Para que este processo ocorra de forma adequada, as escolas disponibilizam um profissional para realizar a contagem das refeições servidas aos alunos, assim como fiscalizar a qualidade e a quantidade fornecida pela empresa. 

Desde 2017, o estado vem automatizando a contagem das refeições servidas em cada escola através do uso de leitura de QR Code (Código QR) impresso em uma carteirinha para o estudante, realizado  através de tablets. A Supervisão Regional de Taió iniciou com 5 escolas em 2017. No final do ano passado mais 10 escolas adotaram a contagem automática, sendo que 5 ainda possuem a autogestão da alimentação escolar.

Aluno apresentando a carteirinha para leitura do
 QR Code. EEB Bruno Heidrich (Mirim Doce)
Neste mês de outubro, as escolas que possuíam equipamentos obsoletos e lentos para a leitura do Qr Code receberam novos equipamentos. Ao todo, foram 10 tablets. Os profissionais responsáveis pela pauta na escola se reuniram nas dependências da Supervisão Regional de Educação de Taió para receberem orientações sobre o uso deste novo equipamento, sua configuração e a instalação do aplicativo CEIAS, utilizado para a contagem das refeições servidas nas escolas. 

Além disso, outros repasses e novas orientações foram dadas pelo responsável pela Alimentação Terceirizada na Supervisão Regional de Educação de Taió, Tarcísio Israel. Ele reforça a importância desta pauta: "A Secretaria da Educação de SC gastou cerca de R$ 1.219.985,05 na alimentação escolar, de fevereiro até 30 de setembro deste ano. É um volume significativo de recursos, que representa 515.986 refeições servidas aos estudantes da rede estadual. Por isso a importância do trabalho dos profissionais que atuam nas escolas, para que estes recursos sejam gastos de forma correta." 



Esta foi a primeira etapa de formação. A segunda acontecerá em novembro e terá como público-alvo os gestores escolares que serão eleitos no entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019. 

O responsável pela Alimentação na Supervisão de Taió agradece à GEALI (Gerência de Alimentação Escolar) por promover a formação do dia 01 de outubro, realizada em Florianópolis. Também agradece pelo apoio recebido para a realização e acompanhamento do trabalho. 


Texto: Adriani Erkmann
Fotos: Vânia Fuchter e Ana Altino de França