Livros lançados a partir dos projetos |
A EEB Pe João Kominek, localizada no município de Santa Terezinha (SC), desenvolveu nesse
ano de 2019 dois importantes projetos: "Respeito as diferenças: o caminho para combater o Bullying" e "Minha Cidade Cantada em Cordel". Os projetos foram financiados pelo FIA (Fundo Municipal para Infância e
Adolescência) e apoiados pela APP da Unidade Escolar.
No dia 06 de dezembro de 2019, aconteceu no Parque Mata Nativa, em Santa Terezinha, o ato de encerramento dos projetos, contando com a participação de algumas pessoas que foram homenageadas no livro, autoridades locais, alunos e professores das escolas estaduais e municipais de Santa Terezinha.
Evento do lançamento dos livros |
A comunidade escolar, APP e professoras concluíram o ano com muita satisfação diante dos projetos desenvolvidos, pois ambos foram gratificantes para todos os envolvidos e reconhecem a importância do recurso destinado pelo FIA para a execução de projetos voltados para a criança e adolescente.
A Coordenadoria Regional de Educação de Taió parabeniza todos os envolvidos na realização dos projetos na escola pela iniciativa e dedicação, pois são ações importantes que marcam o processo educativo e fazem a diferença na educação, tornando o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais significativo.
PROJETO: "Respeito as diferenças: o caminho para combater o Bullying"
O projeto "Respeito as diferenças: o caminho para combater o bullying" foi voltado para o tema bullying, sendo percebido que a prática do bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez
mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas e a
popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a
internet e televisão, fato que pode trazer consequências trágicas - como mortes
e suicídios - proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o
tema.
O projeto atuou, tanto com os alunos, como com
pais e responsáveis, professores, buscando medidas educativas que combatam as
ações de violência e os casos de bullying na escola e fora dela. Foram
desenvolvidas atividades de debates e reflexão sobre o tema, também peças de teatros,
vídeos, paródias, canções, murais e cartazes educativos com mensagens
inspiradoras de respeito as diferenças e campanhas contra os atos de bullying e
de preconceito.
Além
desses, as professoras orientadoras do projeto, professoras Andréia Cristina
B. Burdzinski e Milena Corrêa Linzmeyer, desenvolveram um folder informativo
sobre bullying para distribuição e um livro com os alunos do sétimo ano sobre
inclusão. O livro traz personagens criadas pelos próprios alunos e algumas
inspiradas nos alunos da própria instituição, bem como informações necessárias
sobre cada uma das deficiências (síndrome de Down, autismo, deficiências
mental e intelectual, surdez e cegueira). O objetivo do livro é fazer com que
as crianças e adolescentes entendam um pouco mais sobre as diferenças e deficiências
encontradas no ambiente escolar e fora dele e, passem a respeitar as
diferenças, entendendo que a inclusão começa pelo conhecimento, respeito e
aceitação.
Os resultados do projeto foram satisfatórios, pois houve mudanças significativas na forma de pensar e agir dos estudantes. Percebeu-se que os temas foram de grande importância e relevância para as crianças e adolescentes refletirem sobre as diferenças, aceitar e respeitar seu semelhante, ou seja, demonstraram atitudes e valores que estão carentes entre nossas crianças e jovens. O que nos leva a perceber que mais projetos voltados a valores precisam ser desenvolvidos pelos educadores.
A escola pode também contar com um valor financeiro para a compra de livros atuais e muito importantes sobre os temas bullying, adolescência e valores que farão parte da biblioteca escolar.
PROJETO: "Minha Cidade Cantada em Cordel"
O projeto literário com o tema: "Minha Cidade Cantada em Cordel", desenvolvido pela professora Andréia Cristina B. Burdzinski, resultou na confecção de um
livro intitulado: Santa Terezinha em Cordel.
O projeto
teve objetivos como: melhorar a escrita
dos alunos, resgatar o gosto pela leitura, resgatar, valorizar e preservar a memória
da cidade, entendendo-a como elemento fundamental na formação da identidade
cultural individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de
experiências significativas, ou seja, trabalhou- se com crianças e adolescentes
através da literatura de cordel o resgate da cultura local.
Nesse
projeto, os estudantes estudaram sobre o cordel e sua estrutura, fizeram um
resgate histórico sobre cada comunidade onde vivem, compartilharam os
resultados em sala, trazendo fatos históricos, lendas e informações importantes
sobre a terra e sua vegetação, costumes e tradições, e transformaram-no em
cordéis que agora fazem parte do livro. Também foram trabalhadas as técnicas de
xilogravuras em madeira e isopor para a ilustração da obra.
No
projeto literário percebeu-se também o significativo envolvimento
do público alvo, os estudantes, e o envolvimento de muitos pais e pessoas
influentes nas comunidades e cidade em geral. Os estudantes puderam não só
conhecer mais sobre o local onde vivem, fortalecer sua cultura, como também
criaram laços de carinho e amizade com a população local.
A seguir um Cordel escrito pelas alunas Amanda, Gabrieli, Marilei e Mylene:
A
CULTURA ESLAVA EM SANTA TEREZINHA
Santa Terezinha é uma cidade
Um núcleo de colonização
De poloneses e ucranianos
Que trouxeram uma tradição
Graças aos imigrantes da guerra
Que escaparam do perigo e da aflição
Na cultura ucraniana
Tem importância a religião
Sendo por eles seguida
Com muita fé e devoção
E passada pelos mais velhos
De geração a geração
Na arquitetura se destaca
A igreja no Craveiro
Com cúpulas bizantinas
De estilo estrangeiro
Onde rezar em ucraniano
Pela comunidade é rotineiro
Os casamentos são celebrados
Seguindo uma tradição
No qual os noivos recebem
Um simbólico e sagrado pão
Para ter de todos
A benção da união
A culinária é marcante
Com muitas peculiaridades
O Korovai é um pão
Com muita representatividade
Sendo sagrado para eles
Usado em muitas festividades
Outros pratos típicos
Demonstram a cultura
Como exemplo a Kutia
Que é símbolo de fartura
E o delicioso Halusque
Prato que ainda perdura
A dança ucraniana
É costume desde o passado
A famosa é o Hopak
Tem um passo acelerado
Com saltos e acrobacias
Um treinamento agitado
Os descendentes poloneses
Povo de uma nação
Assim como os Ucranianos
Tem no dia a dia a oração
Um momento sagrado
De muita devoção
Há uma bela igreja
Um exemplo na arquitetura
A Igreja Matriz no centro
Construída com ternura
Por povos Poloneses
Com muita feitura
A culinária polonesa
É de agradar o paladar
Têm pirogue tem joelho
E periquito para saborear
A broa é uma beleza
Todos precisam provar
A dança polonesa
Um encanto para o olhar
A perfeição está nos passos
Onde ninguém se atreve a errar
Muito parecida com a Polska
Porém mais complexa para acertar
Mas o tempo passa rápido
As tradições se modificando
Sabemos que os costumes
Não estamos preservando
Não se pode deixar no tempo
Uma rica cultura definhando